"Os deputados que são a favor da aprovação do projeto de lei orgânica Libertador Simón Bolívar contra o bloqueio imperialista e em defesa da República Bolivariana da Venezuela, por favor se manifestem com o sinal costumeiro [...]. Está aprovado!", exclamou o presidente do legislativo, Jorge Rodríguez.
A lei, aprovada na segunda discussão, surgiu como resposta do governo do país ao projeto de lei denominado Bolívar, aprovado pela Câmara dos Deputados dos Estados Unidos na última semana, que proíbe operações comerciais entre os governos da nação norte-americana e a Venezuela.
O projeto foi aprovado duas semanas depois de o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ter manifestado a vontade de ter relações com Washington baseadas no diálogo e no respeito, após a vitória eleitoral de Donald Trump nas eleições norte-americanas.
O presidente considerou, então, que poderia se tratar de um novo começo nas relações entre Caracas e Washington. Maduro rompeu relações diplomáticas com os Estados Unidos em 2019, depois que o então presidente Trump reconheceu o opositor Juan Guaidó como o líder legítimo da Venezuela.