Panorama internacional

À beira da derrota, Zelensky sugere cessar-fogo com concessões territoriais temporárias à Rússia

Vladimir Zelensky delineou, nesta sexta-feira (29), proposta para um cessar-fogo que inclui novos territórios incorporados à Rússia.
Sputnik
Em uma entrevista ao Sky News, Zelensky sugeriu que as áreas atualmente sob controle ucraniano sejam colocadas "sob o guarda-chuva da OTAN [Organização do Tratado do Atlântico Norte]", permitindo que a Rússia retenha temporariamente o controle sobre novas regiões.
O objetivo final, ele explicou, seria recuperar esses territórios "por meios diplomáticos" em um estágio posterior.

A proposta visa acabar com a "fase quente do conflito" e garantir a segurança da Ucrânia. Zelensky ressaltou a urgência do plano afirmando: "Precisamos agir rapidamente". Ele enfatizou ainda que um cessar-fogo é essencial.

Panorama internacional
Desesperado com poderio russo, Zelensky pede ao Ocidente novo sistema de defesa aérea

Retaliação

Na semana passada, o presidente russo Vladimir Putin disse que a Ucrânia atingiu alvos nas regiões de Kursk e Bryansk, no dia 19 de novembro, usando mísseis ATACMS, dos EUA, e Storm Shadow, do Reino Unido.
Putin disse que a Rússia testou com sucesso, na última quinta-feira (21), um novo míssil balístico de alcance intermediário, o Oreshnik, em resposta às ações ucranianas incentivadas pelo Ocidente. O míssil atingiu um complexo industrial e de defesa na cidade ucraniana de Dnepropetrovsk.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar