António Costa vai assumir o cargo de presidente do Conselho Europeu, o mais alto órgão político da UE, composto pelos chefes de Estado e de governo dos Estados-membros da união, em 1º de dezembro de 2024.
Em entrevista à mídia europeia, António Costa disse que não vale a pena especular sobre o que a equipe de Trump pretende realizar.
Ele afirmou que vai ligar para o futuro presidente estadunidense antes de sua posse em 20 de janeiro de 2025.
"Tentarei entrar em contato com ele [Trump] depois de 1º de dezembro. Tenho a certeza de que encontraremos uma boa maneira de discutir quando ele estiver na Casa Branca", disse.
Perguntado se ele planeja seguir o exemplo do secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Mark Rutte, e se encontrar com Trump em sua residência na Flórida, Costa respondeu que "pode usar o telefone".
Ele acrescentou que já havia marcado uma reunião com Zelensky para lhe dizer pessoalmente que "apoiaremos a Ucrânia pelo tempo que for necessário".
O social-democrata António Costa atuou como primeiro-ministro de Portugal desde novembro de 2015.
Ele renunciou ao cargo no final de 2023 em meio a um escândalo de corrupção em seu governo.
Segundo informações, os assessores de António Costa teriam facilitado a conclusão de acordos de investimento em projetos de lítio e hidrogênio verde.