O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste sábado (30) que pretende impor "tarifas de 100%" aos países do BRICS caso eles não abandonem o plano de criar uma moeda alternativa ao dólar americano.
"A ideia de que os países do BRICS estão tentando se afastar do dólar enquanto ficamos parados e observamos acabou. Exigimos um compromisso desses países de que não criarão uma nova moeda do BRICS, nem apoiarão qualquer outra moeda para substituir o poderoso dólar americano, ou eles enfrentarão tarifas de 100% e devem dizer adeus ao comércio com a maravilhosa economia dos EUA", disse Trump na rede Truth Social.
Trump afirmou que "não há qualquer chance de o BRICS substituir o dólar americano em transações internacionais e qualquer país que tentar pode dizer adeus aos EUA".
Criado em 2006, o BRICS é um grupo que reúne países do Sul Global engajados na ascensão do mundo multipolar. O grupo passou por uma expansão em 2023. Além de seus membros fundadores – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul –, passou a incluir Egito, Etiópia, Irã, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita.
Embora a Arábia Saudita não tenha formalizado por completo a sua adesão, tem participado normalmente das reuniões do BRICS, sendo considerada um membro pleno pelos demais integrantes. Há ainda uma grande lista de países interessados em integrar o grupo, que está sendo presidido pela Rússia neste ano e, no próximo, será a vez do Brasil.
A desdolarização é uma das principais agendas dos países do BRICS, e as discussões sobre esse processo se intensificaram nos últimos anos. O objetivo dos países do grupo é se libertar da hegemonia do dólar nas transações internacionais e das pressões exercidas pelos EUA.