"Ocorreu um vazamento no oleoduto Druzhba na área de Pniewo, na região de Wielkopolska. O incidente não causou risco de incêndio ou explosão", disse o comunicado. Os bombeiros acrescentaram que não há perigo para os moradores locais.
Os socorristas entraram em contato com a operadora polonesa de Druzbha, PERN, que "suspendeu preventivamente a operação de uma das estações de bombeamento".
A seção oeste do oleoduto Druzhba conecta a base de matérias-primas em Mishevka Strzalkowski, perto de Plock, com a refinaria de petróleo em Schwedt, na Alemanha.
Um representante da PERN disse à Sputnik que até que a opinião dos especialistas seja recebida, "nenhuma das causas do incidente foi excluída, incluindo a possibilidade de danos intencionais ao oleoduto, bem como uma origem puramente técnica do incidente".
"No momento, os especialistas estão ocupados restaurando o bombeamento de óleo, eliminando as consequências do vazamento e também descobrindo as causas do incidente", disse o porta-voz da empresa.
Conhecido como oleoduto da Amizade, ou oleoduto da Comecon, o Druzhba se origina na república russa do Tatarstão, passa pelas regiões de Samara e Bryansk e então se divide em duas seções: uma atravessa o território de Belarus, Polônia e Alemanha, e a outra pela Ucrânia, República Tcheca, Eslováquia e Hungria.
No final de agosto, Kiev afirmou que não renovará os contratos de trânsito de petróleo e gás russos por Druzhba, previstos para expirar em 1º de janeiro de 2025.