Panorama internacional

Houthis afirmam ter atacado destróier dos EUA

O movimento xiita iemenita Ansar Allah, também conhecido como houthis, atacaram um contratorpedeiro norte-americano e três navios de suprimentos que o acompanhavam, afirmou o porta-voz militar Yahya Saria neste domingo (1º)
Sputnik
"As forças navais, de drones e mísseis das forças armadas iemenitas realizaram uma operação militar conjunta, atingindo um contratorpedeiro dos EUA e três navios de suprimentos do Exército dos EUA", disse Saria em vídeo divulgado pelo movimento.
Panorama internacional
Navios de guerra de uma das principais marinhas da OTAN usam rota longa da Ásia para evitar houthis
Segundo os houthis, os navios de suprimentos atacados são o Liberty Grace, Maersk Saratoga e Stena Impeccable.
A operação realizada no golfo de Áden e no mar Arábico contou com 16 mísseis balísticos e de cruzeiro, além de drones, informou o movimento xiita.
"Essas operações não cessarão até que a agressão contra a Faixa de Gaza pare e o cerco seja levantado."
O Pentágono ainda não se posicionou sobre o ataque a seus meios navais.
O movimento Ansar Allah integra o Eixo da Resistência, grupo de países e movimentos islâmicos no Oriente Médio que visam combater a presença dos Estados Unidos na região. Os iemenitas condenaram a agressão israelense na Faixa de Gaza, e demandam um fim para o conflito. Desde o início, em apoio aos palestinos, o grupo tem realizado ataques a navios comerciais ligados a Israel que passam pelo estreito de Bab-el-Mandeb.
Os numerosos ataques houthis usando drones, mísseis antinavio e mísseis de cruzeiro contra navios no mar Vermelho forçaram as empresas de navegação a usar rotas alternativas, o que inevitavelmente tornou o frete internacional mais caro.
Em dezembro de 2023, os EUA lançaram uma operação multinacional para proteger a segurança nessa região estratégica para o comércio internacional, mas essa medida não deteve o Ansar Allah. Desde meados de janeiro, os EUA lançaram várias rodadas de ataques contra alvos no Iêmen, alguns em coordenação com o Reino Unido e outros aliados.
Oficiais houthis de alto escalão dizem que a agressão dos EUA e seus aliados não impedirá o movimento de atacar embarcações ligadas a Israel enquanto as hostilidades na Faixa de Gaza continuarem.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar