O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, anunciou Massad Boulos como sua escolha para o cargo de consultor sênior em assuntos árabes e do Oriente Médio.
Quem é Massad Boulos?
Boulos é um empresário libanês-americano que também é sogro da filha de Trump, Tiffany.
Boulos ajudou Trump a reconquistar o estado indeciso de Michigan ao virar os eleitores árabe-americanos frustrados com as políticas de Joe Biden apoiando Israel em sua guerra contra o Hamas em Gaza e contra o Hezbollah no Líbano, disseram autoridades de campanha à Reuters.
Ele garantiu aos árabe-americanos durante a campanha eleitoral que Trump estava comprometido em acabar com as guerras no Oriente Médio.
"Vamos para a paz e vamos reconstruir Gaza e reconstruir o Líbano", Boulos disse à Sky News em outubro, acrescentando: "Queremos que Gaza seja próspera. Queremos que o povo palestino seja próspero e viva em paz, viva em harmonia, lado a lado com os israelenses e com total segurança de ambos os lados."
O cunhado de Trump tem laços com várias correntes partidárias na política libanesa, incluindo o Movimento Patriótico Livre (partido cristão alinhado ao movimento xiita libanês Hezbollah) e o Partido das Forças Libanesas, de acordo com relatos da mídia.
Ele conhece Suleiman Frangieh, líder do Movimento Cristão Marada e candidato da facção do Hezbollah na eleição presidencial libanesa de 2022-2024, observou a Reuters.
Massad Boulos, que atuou como intermediário entre Trump e Mahmoud Abbas no passado, encontrou-se com o líder palestino à margem da Assembleia Geral da ONU em setembro, disse um alto funcionário palestino ao The Times of Israel. Abbas teria expressado disposição de trabalhar com Trump para chegar a uma solução de dois Estados para o conflito palestino-israelense.
Boulos tem amigos que são próximos do presidente sírio Bashar Al-Assad, de acordo com relatos da mídia.