Panorama internacional

Cuba suspende atividades laborais e escolares após apagão geral

O governo cubano anunciou nesta quarta-feira (4) a suspensão das atividades laborais e escolares devido ao colapso do Sistema Elétrico Nacional. No entanto, os serviços essenciais serão mantidos. A ilha enfrenta seu terceiro apagão geral em menos de dois meses, causado por uma falha na principal usina termelétrica.
Sputnik
O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, afirmou que funcionários do Ministério da Energia e Minas continuam "trabalhando incansavelmente" para restabelecer o sistema elétrico.
Até o momento, a eletricidade está sendo priorizada para serviços essenciais e para o bombeamento de água, e o Sistema Elétrico Nacional está sendo fortalecido com a próxima entrada de unidades geradoras, que estão em processo de ativação, segundo nota do governo.
O jornal local Granma relatou que houve quedas na telefonia móvel devido ao colapso elétrico. A Empresa de Telecomunicações de Cuba S.A. (Etecsa) informou sobre uma queda no serviço a nível nacional de 53%. As províncias mais afetadas são Camagüey e Havana.
Panorama internacional
Cuba começa a reestabelecer energia após passagem de furacão Rafael
Cuba enfrenta há meses uma crise energética, agravada pelas desconexões de sua rede elétrica nacional em meados de outubro e início de novembro, devido à falta de combustível, quebras e uma infraestrutura obsoleta.
Além disso, os furacões Oscar e Rafael causaram a queda de postes de eletricidade nas regiões leste e oeste da ilha.
Antes desta nova desconexão do sistema, os cubanos já enfrentavam cortes de energia que frequentemente ultrapassavam 10 horas diárias, com breves períodos de eletricidade intercalados.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar