Cuba começa a reestabelecer energia após passagem de furacão Rafael
23:47 07.11.2024 (atualizado: 10:52 08.11.2024)
© Ministério da Defesa da RússiaSubmarino russo utilizado em exercícios militares em Cuba
© Ministério da Defesa da Rússia
Nos siga no
O fornecimento de energia está, aos poucos, sendo restabelecido nesta quinta-feira (7) em Cuba, após o impacto do furacão Rafael, que atingiu com intensidade a região oeste da ilha. As autoridades estavam avaliando os danos materiais, sem registrar vítimas fatais até o momento.
Na quinta-feira, "foi possível restabelecer o sistema elétrico entre o centro e o leste" do país, informou a presidência através do X (antigo Twitter). O presidente Miguel Díaz-Canel visitou as províncias de Artemisa, Mayabeque e Havana, as mais atingidas, e fez uma avaliação dos danos.
"Até agora, não há registro de perdas humanas", afirmou durante uma reunião do Conselho Nacional de Defesa, segundo a mídia estatal, enquanto as autoridades informaram que cerca de 250 mil pessoas foram evacuadas.
Em Havana, onde moram aproximadamente dois milhões de pessoas, foram registrados "mais de 461 desabamentos" totais e parciais, com queda de telhados de zinco, paredes e escadas, relatou Yanet Hernández em uma coletiva, estimando perdas "milionárias" para a capital.