- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Itamaraty diz que apagões em Cuba são agravados por embargo dos EUA que 'penalizam povo cubano'

CC BY 2.0 / Flickr / -ted / Costa da província de Matanzas, Cuba (imagem de arquivo)
Costa da província de Matanzas, Cuba (imagem de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 23.10.2024
Nos siga no
Nos últimos dias, Cuba viveu um apagão quase total em meio à chegada do furacão Oscar, com ventos de até 130 km/h no país. O Ministério das Relações Exteriores do Brasil manifestou solidariedade ao governo cubano.
O Itamaraty emitiu nota nesta terça-feira (22) sobre a emergência energética vivida em Cuba nos últimos dias. Além de declarar que acompanha a situação com preocupação, o governo brasileiro ainda manifestou solidariedade à população. Conforme a nota, a falta de energia tem como uma das causas o embargo econômico imposto pelos Estados Unidos há seis décadas.
"A situação é agravada pelo embargo econômico imposto pelos Estados Unidos, que há seis décadas penaliza diretamente o povo cubano, e pela manutenção de Cuba em sua lista unilateral de Estados patrocinadores do terrorismo, da qual derivam pesadas e injustificadas sanções", enfatizou o Itamaraty em nota.
O Brasil também falou sobre os danos provocados pelo furacão Oscar no país. "A recente passagem, pela região oriental de Cuba, do furacão Oscar, que causou perda de vidas humanas e destruição significativa, impõe dificuldades adicionais a Cuba. O Brasil manifesta condolências ao povo e ao governo cubanos, em particular às famílias das vítimas", acrescenta.
Conforme o governo, mais de 70% do serviço já foi reestabelecido no país. "No relatório da Unión Eléctrica às 06h00 desta manhã (10h00 GMT) 70,89% dos clientes em Cuba têm serviço elétrico. Hoje continua o fortalecimento dos sistemas formados e a expansão da cobertura elétrica no país", publicou o Ministério de Energia e Minas da ilha na rede social X.
Na última semana, uma falha em uma das principais usinas elétricas deixou Cuba mergulhada em um apagão após várias semanas de longas e recorrentes quedas de energia, o que obrigou o governo a declarar emergência nacional.
Fotografia do artista visual sul-coreano Han Sungpil, exibida na fachada de um prédio no centro de Havana, Cuba, em 22 de maio de 2015 durante a Feira de Arte Bienal de Havana. - Sputnik Brasil, 1920, 20.10.2024
Panorama internacional
Em meio a sofrimentos com apagões, Cuba se prepara para a chegada do furacão Oscar
Cuba não vivia uma situação de produção zero de energia nas suas centrais geradoras desde o furacão Irma, em setembro de 2022, que deixou o país sem eletricidade durante vários dias.
O secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Lázaro Guerra, declarou à mídia local que as causas do atual colapso ainda estão sendo investigadas, e anunciou a criação de microssistemas para o reinício da geração, em prazo ainda indefinido.
O sindicato dos eletricistas já havia alertado sobre a necessidade de manutenção na termelétrica após operar durante todo o verão, que foi particularmente quente.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала