"Estamos firmemente empenhados na tarefa de fortalecer a organização, aumentando a sua autoridade no papel de garantir a paz e a estabilidade em todo o espaço eurasiático", disse o líder russo em uma reunião com os presidentes dos parlamentos dos países-membros da OTSC.
Putin também observou que a cooperação dentro da organização se baseia no "espírito de aliança, irmandade militar e benefício mútuo".
"Somos solidários com a formação de uma ordem mundial multipolar justa, com uma segurança igual e indivisível, com o respeito pelos interesses soberanos e com o direito de cada um ter seu próprio modelo de desenvolvimento", acrescentou o presidente da Rússia.
Além disso, Putin destacou a importância de garantir liderança tecnológica aos países da OTSC no setor de defesa por conta da difícil situação internacional. Da mesma forma, o presidente russo indicou que os países da organização devem garantir a segurança da informação, mas ao mesmo tempo não impedir o progresso em diversas tecnologias.
"É necessário trabalhar em conjunto nas questões de padronização de armas e equipamentos militares, no desenvolvimento da interação multilateral entre empresas específicas e indústrias inteiras, de uma forma ou de outra, relacionadas ao setor de defesa", afirmou.
Putin indicou que a Rússia espera que os líderes dos países da OTSC participem do desfile militar na Praça Vermelha durante a celebração do 80º aniversário do Dia da Vitória na Grande Guerra pela Pátria (1941–1945, parte da Segunda Guerra Mundial), que terá lugar no dia 9 de maio de 2025, em Moscou.