Há muito tempo que a galáxia Centaurus A é estudada por pesquisadores porque ela tem um buraco negro supermassivo no seu centro que emite jatos enormes que se estendem por toda a galáxia. O buraco negro lança os jatos de partículas de alta energia não do interior do buraco negro, mas dos intensos campos gravitacionais e magnéticos à sua volta, detalha Phys.org.
Neste recente estudo, cientistas determinaram que o jato está em certos pontos se movendo perto da velocidade da luz. Usando a imagem de raios X mais profunda já feita de Cen A, eles também encontraram uma mancha de emissão em forma de V conectada a uma fonte luminosa de raios X, algo que não tinha sido visto antes nesta galáxia.
Enquanto os pesquisadores cogitam do que se poderia tratar, a identidade do objeto atingido segue sendo um mistério porque ele está muito distante para que seus detalhes possam ser vistos, mesmo em imagens dos telescópios mais poderosos atuais.
Destaca-se que pode se tratar de uma estrela massiva, ou uma estrela com uma companheira. Os raios X de C4 podem ser causados pela colisão entre as partículas no jato e o gás num vento que se afasta da estrela. Esta colisão pode gerar turbulência, causando um aumento na densidade do gás no jato. Isto, por sua vez, provoca a emissão de raios X vista pelo Chandra.