Inventariação incorreta
"Depois de analisar o status desses artigos de defesa no banco de dados SCIP-EUM ´[Portal de informações sobre cooperação em segurança - Monitoramento do uso final], estabelecemos ainda que 91% deles não tiveram um inventário inicial ou anual desde que foram transferidos para a Ucrânia em 2022. Mais da metade desses itens sem dados de inventário eram artigos de defesa descartáveis, incluindo mísseis Javelin e mísseis Stinger. Como esses itens nunca foram inventariados, avaliamos que as forças ucranianas provavelmente gastaram muitos deles em combate", afirma o relatório.
"Os inventários trimestrais do Exército ucraniano no quarto trimestre de 2023 e no primeiro trimestre de 2024 confirmaram que muitos desses artigos de defesa fornecidos à Ucrânia em 2022 não estavam mais disponíveis", ressalta o relatório.
"Como muitos dos artigos de defesa enviados à Ucrânia em 2022 nunca apareceram nos relatórios de inventário trimestrais, avaliamos que muitos desses itens provavelmente foram perdidos ou destruídos na Ucrânia ou que o pessoal das forças ucranianas os usou em 2022 ou 2023, quando a manutenção de registros de itens gastos por número de série não era um processo formal", indica o relatório.