"A fábrica de rádio Polyot de Chelyabinsk [faz parte da corporação estatal Rostec] desenvolveu uma defesa zonal abrangente baseada em radar contra ataques de drones. A solução pode ser ampliada até o nível da cidade. Ela se baseia no sistema de detecção e supressão de drones Sfera", afirmou a empresa russa em um comunicado.
De acordo com o chefe da Polyot, Aleksei Naumenko, o Sfera, em várias modificações, já provou sua eficácia na zona da operação militar especial.
"Montado em um veículo, ele neutralizou mais de dez drones de combate inimigos em movimento, o que é confirmado por extratos do registro de combate. Em novembro deste ano, o complexo Sfera-MB foi testado em um instituto de pesquisa do Ministério da Defesa da Rússia. O departamento militar o incluiu no registro de produtos recomendados que combatem eficazmente os drones", disse Naumenko.
A Rostec observa que o sistema criado na empresa é capaz de detectar e suprimir vários tipos de drones. A solução pode ser usada tanto para cobrir uma única instalação quanto para aumentar a escala a fim de garantir a segurança de uma cidade inteira. A modularidade do produto Sfera permite que o sistema de defesa seja configurado com base em metas e objetivos específicos.
Uma das prioridades da Polyot é desenvolver uma linha de produtos de contramedidas de drones para garantir a proteção abrangente de qualquer instalação – desde detectores e supressores móveis até sistemas de defesa em vários níveis. A fábrica também desenvolve e produz sistemas e complexos para aeroportos civis.