De 14 a 20 de dezembro, foram atingidas instalações energéticas usadas para abastecer as Forças Armadas da Ucrânia, a infraestrutura de aeródromos militares, locais de montagem e armazenamento de drones, um trem militar na estação de descarregamento, bem como locais de destacamento temporário de unidades das forças ucranianas e mercenários estrangeiros, detalha o comunicado.
Na zona de responsabilidade do agrupamento de forças russas Vostok (Leste), as tropas ucranianas perderam durante a semana até 1.215 efetivos, dois tanques, incluindo um Leopard alemão, dois veículos de infantaria, 11 veículos blindados de combate, 20 peças de artilharia de campanha, entre outras. Além disso, foram libertadas duas povoações: Zelenovka e Novy Komar.
Na área de atuação do agrupamento russo Yug (Sul), as unidades do Exército de Kiev perderam, em uma semana, mais de 2.365 militares, um tanque, cinco blindados de transporte, incluindo um Stryker e três M113 dos EUA, 17 peças de artilharia de campanha, quatro estações de guerra eletrônica e de combate contrabateria, bem como cinco depósitos de munições acrescenta o comunicado.
Os meios russos de defesa antiaérea derrubaram no decorrer da semana um caça MiG-29 da Ucrânia, seis mísseis ATACMS dos EUA, três mísseis de cruzeiro Storm Shadow, um míssil aéreo guiado de longo alcance Neptun, 18 projéteis de sistema Himars e 519 drones de asa fixa.
A entidade militar informa ainda que, de 14 a 20 de dezembro, 59 soldados ucranianos se renderam às unidades russas.
O agrupamento Tsentr (Centro) continuou o avanço na profundidade das defesas do Exército ucraniano, tendo o adversário perdido mais de 2.945 militares, dois tanques, 15 blindados de combate, 23 carros e 43 peças de artilharia de campanha. Além disso, o agrupamento prevaleceu nos combates com 17 brigadas ucranianas e dois batalhões de assalto, repelindo 67 contra-ataques.
Já o agrupamento russo Zapad (Oeste) prevaleceu nos combates com 14 brigadas ucranianas, repeliu 18 contra-ataques, tendo o Exército de Kiev perdido mais de 3.610 militares, seis blindados de transporte, 57 unidades de artilharia de campanha e 34 carros. Foram ainda eliminadas quatro estações de guerra eletrônica e combate contrabateria e seis depósitos de munições.
No total, desde o início da operação militar especial, o Exército russo destruiu 650 aviões do adversário, 283 helicópteros, 38.152 veículos aéreos não tripulados, 590 sistemas de mísseis antiaéreos, 19.933 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.504 lançadores múltiplos de foguetes, 19.874 peças de artilharia de campanha e morteiros e 29.384 unidades de veículos militares especiais, segundo o ministério.