Em setembro, o portal Defense One, referindo-se ao comandante da Força Aérea dos EUA na Europa e África, o general James Hecker, informou que a OTAN estava considerando a ideia de estabelecer um centro conjunto de operações aéreas no Ártico.
"A OTAN planeja estabelecer um novo centro de operações aéreas na Europa, o chamado 'centro conjunto de operações aéreas'. A Noruega é a potencial sede desta base […]. O Quartel-general operacional da Força Aérea norueguesa no norte da Noruega está se preparando para a possível localização de um novo centro", disse o relatório.
De acordo com a NRK, possíveis locais do centro na Noruega poderiam ser Bodo, Rygge e Orland. Segundo acrescenta a emissora, citando a liderança militar do país, espera-se que uma decisão sobre o local da nova base seja tomada no primeiro semestre de 2025. A OTAN já possui centros conjuntos de operações aéreas na Alemanha e na Espanha.
O assistente do presidente da Rússia e o presidente do Conselho para assuntos navais, Nikolai Patrushev, disse no início de setembro que Washington e seus aliados estão inflando a situação em torno das fronteiras da Rússia, constantemente pondo em prova sua capacidade de defesa. De acordo com ele, Washington tomou curso da militarização do Ártico e impedimento das atividades econômicas russas nas latitudes setentrionais.