Panorama internacional

Trump pode pressionar Kiev a aceitar acordo de paz sem garantias de segurança, diz mídia

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, pode forçar a Ucrânia a aceitar um acordo de paz sem garantias de segurança, além de potencialmente aliviar sanções contra a Rússia, aponta artigo do Financial Times.
Sputnik

"A natureza pragmática de Trump, seu desejo de evitar guerras e seu desprezo pelos aliados democráticos levarão os Estados Unidos a buscar grandes acordos com a Rússia e a China. O país se concentrará em afirmar sua dominação regional, pressionando México e Canadá, com intenção de recuperar o Canal do Panamá e a Groenlândia. Trump forçará a Ucrânia a aceitar um acordo de paz sem garantias de segurança, aliviará sanções contra a Rússia e ficará feliz em receber [o presidente russo Vladimir] Putin em um jantar de Ação de Graças em Mar-a-Lago", afirma o jornal.

Sobre as relações com a China, a publicação sugere que Trump poderia flexibilizar restrições tecnológicas e tarifas em troca de maior exportação de produtos norte-americanos para o país. A publicação também alega um possível desinteresse na "defesa de Taiwan" pelo novo governo.
Anteriormente, Trump declarou que poderia resolver o conflito na Ucrânia através de negociações realizadas em um único dia. Entretanto, autoridades russas consideram essa questão complexa demais para uma solução tão simplista.
Panorama internacional
Caso do Panamá revela que EUA devem deixar de pensar que América Latina é seu quintal, diz mídia
Em entrevista à NBC News, Trump indicou que, sob sua administração, Kiev "provavelmente" não deverá esperar os mesmos níveis de ajuda dos EUA que recebeu durante o governo Joe Biden.
Já a Rússia afirma que o fornecimento de armas à Ucrânia atrapalha a resolução do conflito, envolve diretamente os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e constitui "uma brincadeira perigosa" com relação à Ucrânia.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, já afirmou que qualquer carregamento com armas destinadas à Ucrânia será considerado alvo legítimo para a Rússia.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar