Ciência e sociedade

Navio naufragado de 1.500 anos é descoberto na costa da Turquia com 10 mil peças de cerâmica (FOTOS)

Um navio naufragado do final do século V d.C. transportando uma carga foi descoberto na costa de Ayvalik, no oeste da Turquia.
Sputnik
Durante os trabalhos de exploração do local por veículos submersíveis robóticos foram encontradas cerca de 10 mil peças de cerâmica, na sua maioria pratos. Trata-se de uma das maiores descobertas arqueológicas de louça já feita nos mares Egeu e Mediterrâneo, avança The History Blog.

A carga e a embarcação estão em excelente estado, bem preservadas, a uma profundidade de quase 43 metros. O navio tinha cerca de 15 metros de comprimento, nove metros de largura e provavelmente tinha partido do norte da África ou do Chipre. Estava a caminho de Constantinopla quando afundou em uma tempestade no mar Egeu.

Mergulhadores do Centro de pesquisa subaquática (SUDEMER) exploram o antigo navio afundado, perto da costa da Turquia
Os pratos que transportava são notáveis por sua qualidade e variedade, bem como a sua quantidade. Há modelos de cinco ou seis formas diferentes. Também foi encontrado um pequeno número de ânforas.
Mergulhadores do Centro de pesquisa subaquática (SUDEMER) exploram o antigo navio afundado, perto da costa da Turquia
O mapeamento do patrimônio cultural subaquático da região de Ayvalik foi realizado sob a supervisão do professor Harun Ozdas, diretor do Centro de Pesquisa Subaquática (SUDEMER) da Universidade Dokuz Eylul, com permissão do Ministério da Cultura e Turismo da Turquia.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar