Durante os trabalhos de exploração do local por veículos submersíveis robóticos foram encontradas cerca de 10 mil peças de cerâmica, na sua maioria pratos. Trata-se de uma das maiores descobertas arqueológicas de louça já feita nos mares Egeu e Mediterrâneo, avança The History Blog.
A carga e a embarcação estão em excelente estado, bem preservadas, a uma profundidade de quase 43 metros. O navio tinha cerca de 15 metros de comprimento, nove metros de largura e provavelmente tinha partido do norte da África ou do Chipre. Estava a caminho de Constantinopla quando afundou em uma tempestade no mar Egeu.
Mergulhadores do Centro de pesquisa subaquática (SUDEMER) exploram o antigo navio afundado, perto da costa da Turquia
© Foto / SUDEMER
Os pratos que transportava são notáveis por sua qualidade e variedade, bem como a sua quantidade. Há modelos de cinco ou seis formas diferentes. Também foi encontrado um pequeno número de ânforas.
Mergulhadores do Centro de pesquisa subaquática (SUDEMER) exploram o antigo navio afundado, perto da costa da Turquia
© Foto / SUDEMER
O mapeamento do patrimônio cultural subaquático da região de Ayvalik foi realizado sob a supervisão do professor Harun Ozdas, diretor do Centro de Pesquisa Subaquática (SUDEMER) da Universidade Dokuz Eylul, com permissão do Ministério da Cultura e Turismo da Turquia.