A linha de defesa ucraniana em Donbass está se desmantelando e a ofensiva russa na região está perto de atingir seu ápice. É o que afirmou o coronel austríaco Markus Reisner, em entrevista à mídia alemã.
"Os russos atingiram o clímax da sua ofensiva", disse Reisner, ao jornal alemão Die Welt.
O especialista também acredita que os soldados ucranianos retirarão em breve as suas unidades de Kurakhovo nas próximas semanas, e disse temer que as Forças Armadas ucranianas percam completamente a cidade "estrategicamente importante" de Chasov Yar.
Anteriormente, o funcionário da administração regional de Zaporozhie, Vladimir Rogov, afirmou que as tropas russas haviam conquistado uma posição segura no território da central de energia de Kurakhovo, na parte ocidental da República Popular de Donetsk (RPD), empurrando o inimigo para fora da cidade.
Kurakhovo é uma cidade na parte ocidental da RPD, localizada a 46 km de Donetsk e a 30 km ao sul de Krasnoarmeisk (Pokrovsk, na denominação ucraniana). A cidade é de grande importância operacional, e é a mais populosa na parte sudoeste de Donbass.
A captura de Kurakhovo permitirá que as tropas russas avancem ainda mais para a fronteira ocidental da RPD.