'Questão de tempo': analista britânico expõe erro fatal do Exército ucraniano
05:21 02.10.2024 (atualizado: 05:49 02.10.2024)
© AP Photo / Roman ChopSoldados ucranianos caminham perto de sua posição na linha de frente na região de Donetsk, Ucrânia, 15 de abril de 2023.
© AP Photo / Roman Chop
Nos siga no
As Forças Armadas da Ucrânia sofreram uma grande derrota em Ugledar, porque ignoraram todas as premissas da sua inevitável expulsão desta cidade pelas tropas russas, disse o analista britânico Alexander Mercouris no seu canal no YouTube.
"Acho que a decisão do Exército ucraniano de se consolidar em Ugledar foi um grande erro. Quando eles deixaram Maryinka em dezembro de 2023 […], deveria ter sido óbvio para eles que a situação em Ugledar estava se tornando cada vez mais perigosa. E, quando na primavera deste ano, eles perderam Novomikhailovka, deveria ter ficado claro de novo ao comando ucraniano que a queda de Ugledar seria apenas uma questão de tempo", observou ele.
Mercouris também disse admirar a estratégia eficaz das tropas russas durante as batalhas por Ugledar.
"A operação na área de Ugledar foi conduzida de uma forma altamente metódica e bem pensada. Os russos não tentaram atacá-los de frente, em vez disso, se moveram com um objetivo em mente. […] Por isso, quem quer que seja este general russo responsável pela operação, eu diria que ele fez um trabalho exemplar do ponto de vista militar", concluiu o analista.
Anteriormente, o copresidente do Conselho de Coordenação para a integração das novas regiões, Vladimir Rogov, disse à Sputnik que as tropas russas tinham efetivamente cercado Ugledar. De acordo com ele, o Exército ucraniano tem apenas uma estrada para a retirada da cidade, mas ela também está sob o controle de fogo das Forças Armadas da Rússia.