A Embaixada da Rússia na Áustria condenou o ato dedicado ao aniversário do líder dos nacionalistas ucranianos e cúmplice nazista Stepan Bandera, que ocorreu no centro de Viena nesta quarta-feira (1º).
"O comportamento de um punhado de nacionalistas ucranianos que se estabeleceram na Áustria, que decidiram comemorar mais uma vez o aniversário do cúmplice de Hitler, o criminoso de guerra Stepan Bandera, no centro de Viena, em 1º de janeiro", diz uma mensagem no canal Telegram da missão diplomática.
A embaixada afirmou que condena veementemente a realização de um evento tão criminoso, realizado com a conivência das autoridades locais.
"O clã nazista parece especialmente blasfemo em Viena no ano do 80º aniversário da libertação da Áustria do fascismo", acrescentou a embaixada.
Bandera foi o líder da Organização dos Nacionalistas Ucranianos (OUN). Sob a liderança de Bandera, a OUN colaborou com o regime da Alemanha Nazista de Adolf Hitler, participando de assassinatos em massa de poloneses durante a Segunda Guerra Mundial.