Panorama internacional

Rosatom processará Siemens por não entregar equipamentos à usina nuclear de Akkuyu

A alemã Siemens enfrentará uma ação judicial por se recusar a entregar equipamentos já pagos à Unidade 1 da central nuclear de Akkuyu, afirmou Aleksei Likhachev, diretor-geral da Rosatom, estatal russa de atividades nucleares.
Sputnik
Em entrevista ao canal de TV Russia 24, Likhachev afirmou que houve uma "recusa demonstrativa da Siemens em fornecer equipamentos que já haviam sido fabricados e pagos para o projeto na Turquia".
"Obviamente, haverá ações judiciais. O equipamento pré-pago não foi entregue. Isso nos trouxe despesas adicionais tanto para a compra específica do equipamento quanto para ajustar as datas de instalação deste equipamento."
"Essas reivindicações serão processadas", enfatizou Aleksei Likhachev.
Notícias do Brasil
Em 'grande oportunidade', Rosatom traz tecnologia de geração nuclear de ponta para o Brasil
Em outubro de 2024, o vice-primeiro-ministro russo Aleksandr Novak relatou que a Siemens alemã havia violado suas obrigações de fornecer equipamentos para a Unidade 1 da planta nuclear de Akkuyu na Turquia, as negociações com a empresa não produziram resultados, então uma alternativa foi a compra de países amigos.
Os lados russo e turco estão avaliando em conjunto como a situação com a recusa da Siemens em fornecer equipamentos para a usina afetou a implementação do projeto da central nuclear de Akkuyu, disse à Sputnik o diretor de Organização de Construção e Produção da empresa do projeto nuclear de Akkuyu, Denis Sezyomin.
Panorama internacional
Rosatom anuncia combustível nuclear pioneiro para reator rápido: 'Produz mais do que consome'
A construção da primeira usina nuclear da Turquia, Akkuyu, se tornou o maior projeto conjunto russo-turco. Após o comissionamento de todas as quatro unidades com reatores russos avançados VVER-1200 com capacidade de 1200 MW cada, a central gerará cerca de 35 bilhões de kWh por ano e cobrirá até 10% das necessidades de eletricidade da Turquia.
O trabalho de comissionamento está ativamente em andamento na Unidade 1 da central de Akkuyu, disse Likhachev anteriormente. A instalação da turbina na primeira unidade foi concluída com sucesso no final de 2024.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar