O enorme caixão de pedra, encontrado intacto no solo durante a ampliação da A47 entre Wansford e Sutton, foi escavado com uma combinação impressionante de habilidade de engenharia e preservação histórica pela equipe da Headland Archaeology.
"Embora nosso foco principal tenha sido a construção de uma estrada para melhorar as viagens dos usuários, foi extremamente gratificante participar da descoberta de um achado arqueológico tão incomum", disse Chris Griffin, que lidera o programa National Highways na região leste.
O gerente de projeto David Harrison, da Headland Archaeology, também falou sobre a descoberta, chamando-a de "uma descoberta fascinante" que se destaca na área.
"Sua escavação e registro cuidadosos, tanto no campo quanto no laboratório, nos permitem continuar a aprender como nossos ancestrais romanos viviam e morriam", comentou.
O caixão de pedra romano em escavação.
© Foto / National Highways
Essa incrível descoberta faz parte de um esforço maior para encontrar e manter locais antigos seguros durante a construção de estradas.
A National Highways colabora com especialistas da Headland Archaeology para garantir que itens antigos ou históricos encontrados durante a construção de estradas sejam devidamente documentados e protegidos.