Rara coleção de moedas de 2 mil anos é encontrada na área de atual Israel (FOTOS)
12:34 01.01.2025 (atualizado: 15:25 01.01.2025)
© Foto / Zinman Institute of Archaeology at the University of Haifa/Dr. Shai BarAs moedas antigas pertenciam ao rei Alexander Jannaeus.
Nos siga no
Um dos maiores tesouros de moedas antigas já encontrados na região do vale do Jordão foi descoberto por arqueólogos israelenses na semana passada. As moedas datam de mais de 2.000 anos, relatou o jornal The Jerusalem Post.
Conforme o jornal, uma equipe de arqueólogos israelenses do Instituto Zinman de Arqueologia da Universidade de Haifa encontrou as moedas antigas na região do vale do Jordão, situada entre a fronteira oriental da Jordânia e a Cisjordânia ocupada por Israel. Cerca de 160 moedas datam do reinado de Alexander Jannaeus, que governou a Judeia de 104 a 76 a.C. como parte da dinastia dos asmoneus.
© Foto / Zinman Institute of Archaeology at the University of Haifa/Dr. Shai BarO local de escavação no Vale do Jordão.
O local de escavação no Vale do Jordão.
"Ficou claro desde o primeiro momento que as moedas eram um achado distinto, e a maioria das moedas era de um tipo semelhante", disse o dr. Shai Bar, pesquisador principal da Universidade de Haifa.
O cientista também observou que as moedas antigas serão cuidadosamente limpas, fotografadas e catalogadas.
Cada moeda antiga tem uma estrela de oito pontas e a frase "Rei Alexander 25" inscrita em aramaico. Conforme os arqueólogos, essas moedas podem ser datadas com precisão por volta de 80 a.C.
"A partir do momento em que temos essas moedas, que datam da época de Alexander Jannaeus, com todos os outros achados lá [...], recebemos uma cápsula do tempo muito precisa, algo que nem sempre acontece na arqueologia", elaborou Bar.
As moedas estavam escondidas em uma estação de passagem até então desconhecida no vale do Jordão. Seus restos estão situados ao longo da estrada que leva à fortaleza de Alexandrion, construída por Alexander Jannaeus.
© Foto / Zinman Institute of Archaeology at the University of Haifa/Dr. Shai BarParte da coleção de moedas antigas.
Parte da coleção de moedas antigas.
© Foto / Zinman Institute of Archaeology at the University of Haifa/Dr. Shai Bar
Estudantes da universidade e voluntários juntaram-se aos arqueólogos no local de escavação do vale do Jordão na semana passada. Juntos, eles desenterraram as moedas antigas na sexta-feira (27) – o terceiro dia do Hanukkah. Eles descreveram a descoberta como um "milagre arqueológico de Hanukkah".
Note-se que o rei Alexander Jannaeus descendia dos líderes da Revolta Macabeia. Em 164 a.C., os macabeus capturaram Jerusalém do tirânico Império Selêucida, um Estado grego. A subsequente rededicação do templo em Jerusalém marcou a primeira celebração do Hanukkah.