Panorama internacional

Luta pelo Ártico: quem são os principais requerentes da região estratégica rica em recursos?

O Ártico abriga vastos recursos naturais inexplorados, oportunidades para novas rotas comerciais revolucionárias e perspectivas de levar a competição geoestratégica e militar existente a novos níveis. Não é de se admirar que Donald Trump queira aumentar as possessões dos EUA na região. Aqui está quem controla (ou busca controlar) o Ártico agora.
Sputnik
Medido do Polo Norte ao Círculo Polar Ártico (67° de latitude ao norte do Equador), o Ártico se estende por cerca de 20 milhões de quilômetros quadrados de área marítima e terrestre, com o oceano Ártico cobrindo 15,5 milhões de quilômetros quadrados do território.

Estados Unidos

Atualmente reivindica cerca de 10%* do Ártico.
As possessões árticas dos EUA incluem cerca de 1/3 do Alasca (cerca de 575.000 quilômetros quadrados), além de uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas ao largo das costas do estado. Em 2023, Washington adicionou um milhão de quilômetros quadrados às suas reivindicações de plataforma continental, mais da metade disso ao largo do Alasca, no mar de Bering e no oceano Ártico.

Canadá

Atualmente reivindica cerca de 25%* do Ártico.
Aproximadamente 40% dos 9,98 milhões de quilômetros quadrados de massa terrestre do Canadá e mais de 70% de seu litoral estão situados no Ártico. As reivindicações da plataforma ártica do Canadá foram estendidas para 1,9 milhão de quilômetros quadrados, até as águas russas, em 2022, e incluem reivindicações ao Polo Norte.
Panorama internacional
Tropas da OTAN estão mal preparadas para qualquer tipo de conflito no Ártico, diz mídia

Dinamarca (via Groenlândia)

Atualmente reivindica cerca de 20%* do Ártico.
A Dinamarca é uma potência ártica graças ao seu controle da Groenlândia (embora por quanto tempo seja desconhecido, dada a deriva da ilha em direção à independência). Cerca de 2/3 dos 2,17 milhões de quilômetros quadrados da ilha fica acima do Círculo Polar Ártico, permitindo que Copenhague reivindique cerca de 900.000 quilômetros quadrados da plataforma continental, incluindo o Polo Norte.

Rússia

Atualmente reivindica cerca de 50%* do Ártico.
Cerca de 1/5 dos 17 milhões de quilômetros quadrados da massa terrestre da Rússia fica acima do Círculo Polar Ártico, e a reivindicação da plataforma continental de Moscou se estende por 2,1 milhões de quilômetros quadrados, incluindo o Polo Norte.

Noruega

Atualmente reivindica cerca de 5%* do Ártico.
As reivindicações árticas da Noruega são comparativamente as mais modestas, com cerca de 1/3 do país de 385.200 quilômetros classificado como norte, e as reivindicações da plataforma ártica se estendendo por cerca de 235.000 quilômetros quadrados.
* Observe que, devido a reivindicações conflitantes e à natureza muito aproximada dessas estimativas, o total soma mais de 100%.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar