"Vimos as reportagens da imprensa, tanto dos Estados Unidos quanto da Rússia. Obviamente, qualquer diálogo entre os Estados Unidos e a Rússia é bem-vindo", declarou.
Prestes a assumir a Casa Branca, Trump disse na útima quinta-feira (9) que prepara uma reunião com Putin. Desde a campanha presidencial, o republicano tem criticado o apoio norte-americano ao conflito na Ucrânia, ao qual já foram enviados bilhões de dólares.
"Ele quer se encontrar, e estamos organizando isso", disse Trump a repórteres. "O presidente Putin quer se encontrar, ele já disse isso publicamente, e precisamos acabar com o conflito, é uma bagunça sangrenta", acrescentou na sequência.
Já o Kremlin informou que o presidente russo está aberto a contatos com líderes internacionais, incluindo Trump.
Situação de segurança na Europa
Também nesta sexta, o analista militar britânico Alexander Mercouris disse em seu canal no Youtube que Trump quer resolver a questão de segurança na Europa nos primeiros 100 dias de seu governo. De acordo com o especialista, a situação geral de segurança no continente europeu vai muito além do conflito ucraniano.
"O lado norte-americano quer avançar nessa questão muito rapidamente nos primeiros 100 dias da presidência de Donald Trump, e, provavelmente, qualquer reunião de cúpula entre Vladimir Putin e Trump terá como foco principal a discussão dessa questão", disse Mercouris.