O sistema de lança-chamas pesado (TOS, na sigla em russo) é um tipo de arma soviética e russa projetado para incendiar e destruir o pessoal, equipamentos e fortificações por uma explosão violenta de alta temperatura.
A primeira versão do sistema foi a TOS-1 Buratino, projetada ainda nos anos 1970 e 1980, e sua modificação TOS-1A Solntsepek está em serviço há mais de 20 anos.
Esse veículo com trilhas foi criado com base no tanque de combate principal T-72.
Sistema de lança-chamas pesado TOS-1A Solntsepek na zona de operação militar esécial.
© Sputnik / Stanislav Krasilnikov
Em 2021, o Exército russo recebeu uma versão modernizada já com rodas, nomeada de TOS-2 Tosochka.
Em um relatório recente, o Ministério da Defesa da Rússia informou que um lança-chamas TOS-2 Tosochka do agrupamento de tropas Vostok (Leste) destruiu posições temporárias ucranianas perto do povoado de Velikaya Novoselka, na República Popular de Donetsk (RPD).
Sistema de lança-chamas pesado TOS-2 Tosochka.
© Sputnik / Aleksandr Melnikov
"Durante a realização de reconhecimento aéreo, os operadores de aeronaves não tripuladas identificaram pontos camuflados temporários do inimigo. Tendo recebido a tarefa, a tripulação do veículo de combate se deslocou para uma posição de tiro e, colocando seu armamento em regime de combate, disparou contra os alvos designados", disse o comunicado.
O comandante do veículo de combate com o codinome Banschik contou sobre as vantagens do Tosochka.
"O veículo mudou muito em comparação com o TOS-1 Solntsepek. Se tornou mais manobrável e deixa a posição de tiro mais rapidamente", explicou.
Observa-se que os sistemas de lança-chamas pesados TOS-2 Tosochka funcionam em conjunto com drones de reconhecimento.
Os alvos geralmente são fortificações e pontos fortes temporários do Exército ucraniano, locais de acúmulo de pessoal e equipamentos e depósitos de munição.
Os foguetes usados no TOS-2 têm maior precisão e alcance, enquanto a carga termobárica torna possível destruir o inimigo mesmo dentro de abrigos bem preparados, acrescentou o ministério.