Mais de metade dos eleitores britânicos (53%) acreditam que o empresário norte-americano Elon Musk tem uma influência negativa sobre a política do Reino Unido, segundo uma pesquisa divulgada neste sábado (11) pelo instituto Opinium, encomendada pelo jornal britânico Observer.
A pesquisa foi publicada dias após Musk acusar o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, de ser cúmplice de numerosos casos de estupros de meninas britânicas perpetrados por gangues de origem paquistanesa e afirmar que o líder do Partido Reformista do Reino Unido, Nigel Farage, deveria renunciar ao cargo.
"Mais de metade dos eleitores pensam que Elon Musk tem um impacto negativo na política britânica após as suas críticas a Keir Starmer e Nigel Farage", escreveu o jornal.
Segundo a pesquisa, 47% dos britânicos consideram "inúteis" as declarações de Musk sobre a situação das gangues criminosas no país, enquanto 26% concordaram com as afirmações.
Em paralelo, 71% dos eleitores do Partido Reformista (Reform UK) afirmaram que Farage deve continuar em seu cargo.
Musk criticou Nigel Farage por o político britânico censurar o fundador da organização de direita radical e anti-imigração Liga de Defesa Inglesa, Tommy Robinson, que Musk elogiou nas redes sociais, enquanto Farage disse que Robinson não é a pessoa que o Reino Unido precisa.