"Precisamos continuar trabalhando na integração das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, das regiões de Zaporozhie e Kherson no espaço jurídico único da Rússia e, claro, prestar toda a assistência possível para sua recuperação social e econômica", disse Putin durante sua mensagem no Dia do Promotor de Justiça.
O presidente também pediu que a Procuradoria-Geral da Rússia preste atenção especial aos problemas dos cidadãos dessas regiões, da região de Kursk e de outras áreas próximas da fronteira com a Ucrânia.
As repúblicas de Donetsk e Lugansk, bem como as regiões de Kherson e Zaporozhie – territórios que faziam parte da Ucrânia – juntaram-se à Rússia no final de setembro de 2022 após a realização de referendos de autodeterminação.
Desde 24 de fevereiro de 2022, a Rússia continua sua operação militar especial na Ucrânia, cujos objetivos, segundo o presidente Vladimir Putin, são proteger a população do "genocídio do regime de Kiev" e enfrentar os riscos à segurança nacional resultantes do avanço da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para leste.