Panorama internacional

Segurança será prioridade da parceria estratégica abrangente entre Rússia e Irã, opina analista

O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, tem encontro marcado com o presidente russo, Vladimir Putin, em Moscou no próximo dia 17 de janeiro. Na agenda está a assinatura do Tratado de Parceria Estratégica Abrangente entre os dois países.
Sputnik
A assinatura iminente do tratado de parceria entre a Rússia e o Irã destaca o fato de que esses dois países têm muito em comum, incluindo inimigos, disse à Sputnik o professor Foad Izadi, do Departamento de Estudos Americanos da Universidade de Teerã.

Por que a Rússia e o Irã precisam cooperar entre si?

"A Rússia e o Irã são vizinhos. Eles compartilham o mar Cáspio e mantêm relações há séculos. Então, é claro, um dos interesses é ter boas relações com seus vizinhos", disse Izadi.
A hostilidade que os EUA e alguns Estados europeus demonstram em relação à Rússia e ao Irã também exige "mais cooperação entre os dois vizinhos", observou, acrescentando que "para garantir que vivamos em um mundo melhor, países com interesses e objetivos semelhantes devem trabalhar juntos".
Enquanto isso, o especialista militar russo Yuri Lyamin, do think tank Centro de Análise de Estratégias e Tecnologias, argumentou que o tratado de cooperação anterior entre a Rússia e o Irã, assinado em 2001, já não é suficiente para acomodar a parceria entre os dois países. Ele também opinou que a cooperação em segurança entre a Rússia e o Irã ocupará um "lugar especial" no novo acordo.
Panorama internacional
IMEX 2024: Irã sedia exercícios navais conjuntos com Rússia e Omã no oceano Índico (VÍDEOS)

Rússia e Irã: parceria de defesa

A cooperação em defesa e segurança, que "tem sido uma parte constante das relações Irã-Rússia por muitas décadas", também pode florescer sob os auspícios do novo tratado.
"Existem capacidades que o Irã tem nessas áreas que a Rússia usaria e gostaria de usar. E há capacidades do lado russo que o Irã está interessado. Então, como qualquer outro tipo de comércio, há uma troca mútua", observou Izadi.
Após destacar a ameaça de organizações terroristas que tanto a Rússia quanto o Irã enfrentam, Izadi lamentou que alguns desses grupos terroristas sejam apoiados por certos "países ocidentais", que deveriam perceber agora que "há uma frente unida entre os países dessa região para garantir que o terrorismo não se espalhe".

Cooperação econômica entre Rússia e Irã

A cooperação ajuda também Moscou e Teerã a resistir à pressão de adversários, como os EUA, e a lidar com as sanções impostas pelo Ocidente, tornando assim o fortalecimento dos laços econômicos entre a Rússia e o Irã praticamente inevitável, explicou Izadi.

"A Rússia costumava comprar muitos produtos da Europa, por exemplo, antes do conflito na Ucrânia, e alguns desses produtos estão disponíveis no Irã", sugeriu Izadi. "Então as empresas iranianas ficariam felizes em cobrir basicamente alguns dos produtos que não estão chegando à Rússia da Europa."

Cooperação espacial

Izadi apontou as perspectivas de uma cooperação mais profunda entre a Rússia e o Irã no setor espacial, uma área onde a Rússia possui "tecnologia mais avançada do que o Irã".
Lyamin fez uma avaliação semelhante, observando que o Irã estaria interessado na "colossal experiência" da Rússia nessa área, assim como na assistência de Moscou no lançamento de satélites iranianos em órbita.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar