O lítio é um dos elementos essenciais para toda a nossa civilização, a maior parte do qual é usado na fabricação de baterias. No entanto, também é usado em outras áreas.
Em 1982, geólogos soviéticos descobriram um depósito de lítio em Shevchenko, perto da cidade de Selidovo, em Donbass.
As reservas de lítio neste jazigo são estimadas em 13,8 milhões de toneladas.
Além disso, segundo o copresidente do Conselho de Coordenação para a Integração de Novas Regiões russas, Vladimir Rogov, o jazigo tem muitos outros recursos naturais valiosos: nióbio, berílio, tântalo etc.
O chefe da RPD relatou à mídia russa que o Exército ucraniano construiu fortificações sérias o suficiente para manter Shevchenko por um longo tempo.
"E isso provavelmente também estava ligado ao populismo que vimos do lado [do atual líder da Ucrânia, Vladimir] Zelensky: ele já estava negociando reservas, subsolo e ofereceu isso na mídia, publicamente, se houvesse um apoio mais ativo [do Ocidente para Kiev]", disse Pushilin.
Ele lembrou que o Ocidente tinha interesse no depósito de lítio perto do povoado.
"Mas, no momento, tudo isso está sob o controle da Federação da Rússia."
De acordo com Pushilin, "todo o subsolo" agora vai beneficiar o povo da RPD e da Rússia.
Ele também observou que as unidades russas continuam avançando, enquanto as tropas ucranianas têm cada vez menos possibilidades de permanecer na área de Krasnoarmeisk (Pokrovsk, na denominação ucraniana), o centro administrativo do distrito.