"O Comitê Olímpico do Brasil (COB) recebeu o dossiê de candidatura das cidades do Rio de Janeiro e Niterói para os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031", informou o COB em comunicado.
A cerimônia contou com a presença do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD); do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT); e do presidente do COB, Marco La Porta.
Agora o COB deverá decidir qual será a candidatura que representará o Brasil. São Paulo também manifestou interesse em se candidatar, mas o prazo se encerra nesta quinta e, até o momento, a candidatura paulista não foi formalizada.
No fim deste mês, a entidade enviará uma carta à Panam Sports, entidade responsável por gerenciar a competição, informando qual cidade será a representante do Brasil.
Além de Rio e Niterói, até agora apenas Assunção, no Paraguai, demonstrou interesse em receber a competição esportiva. A decisão final será anunciada em agosto.
Reaproveitamento de estruturas olímpicas no Rio
O Rio de Janeiro já foi sede dos Jogos Pan-Americanos em 2007 e dos Jogos Olímpicos de Verão em 2016. Diante disso, um dos trunfos da candidatura é o reaproveitamento de instalações e infraestruturas olímpicas.
Já Niterói, cidade vizinha separada pela ponte Rio-Niterói, que tem 14 quilômetros de extensão sobre a baía de Guanabara, deve receber, entre outras provas, as competições de vela.