Ciência e sociedade

Tábuas com escrita cuneiforme e um tabuleiro de jogo são desenterrados no Iraque (FOTOS)

Professora associada de história da Universidade da Flórida Central (UCF) Tiffany Earley-Spadoni e uma equipe de pesquisadores fizeram uma descoberta importante no sítio arqueológico da Idade do Bronze Kurd Qaburstan, no nordeste do Iraque.
Sputnik
Arqueólogos desenterraram artefatos que datam de cerca de 1800 a.C. e incluem tábuas de argila com escrita cuneiforme, um tabuleiro de jogo e grandes fragmentos estruturais, que poderiam fornecer uma abundância de informações sobre esta cidade da Idade do Bronze média e lançar luz sobre a história oculta da Mesopotâmia.
As tábuas de argila são as primeiras deste tipo achadas na região e ainda estão sendo interpretadas, detalha Arkeonews.
Antigos artefatos encontrados em Kurd Qaburstan no Iraque lançam luz sobre a história oculta da Mesopotâmia. As descobertas incluem as únicas tábuas de argila conhecidas até a data na região.
"Esperamos encontrar ainda mais registros históricos que nos ajudem a contar a história da [cidade] a partir da perspectiva de seu próprio povo, em vez de confiar apenas em relatos escritos por seus inimigos", disse Earley-Spadoni.
"Enquanto sabemos muito sobre o desenvolvimento da escrita no sul do Iraque, muito menos se sabe sobre a alfabetização nas cidades do norte da Mesopotâmia, especialmente perto de Arbil onde Kurd Qaburstan está localizado", explicou.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar