O presidente Putin afirmou que a visita de seu homólogo iraniano é de particular importância, pois é planejado assinar um grande acordo de parceria estratégica.
"Isso [o acordo] dará a oportunidade de dar um impulso adicional a praticamente todas as áreas de nossa cooperação. Tenho certeza de que isso também contribuirá para o desenvolvimento das relações comerciais e econômicas", disse Putin.
A Rússia e o Irã continuam a implementar projetos conjuntos, inclusive em energia nuclear, e há outros possíveis projetos no setor de energia, ressaltou o presidente russo.
A construção da usina nuclear de Bushehr, no Irã, é considerada o maior projeto conjunto entre os dois países.
A primeira unidade geradora da usina nuclear, concluída com a participação da Rússia, foi conectada ao sistema nacional de energia do Irã em setembro de 2011. Em novembro de 2019 foi iniciada a construção da segunda unidade geradora. O projeto de construção da segunda e terceira unidades foi planejado para dez anos.
Moscou fornece a Teerã o combustível nuclear necessário para a operação do reator da primeira unidade.
Pezeshkian, por sua vez, informou Putin que antes do encontro conversou com o líder supremo do Irã, Ali Khamenei, que havia sublinhado a importância de desenvolver as relações russo-iranianas.
"Nosso líder supremo e todos nós vemos as coisas da seguinte maneira: todos os problemas regionais devem ser resolvidos somente por meio de acordos entre os países da região. A presença de forças extrarregionais em nossa região só pode agravar e desestabilizar a situação", disse o presidente iraniano.
Pezeshkian enfatizou que o Irã está satisfeito por cooperar com a Rússia em questões bilaterais e com a cooperação na arena internacional.
Masoud Pezeshkian destacou que a Rússia é um país irmão e amigo do Irã e as relações russo-iranianas são estrategicamente importantes e abrangentes. Ele pessoalmente "fez todo o possível" para eliminar todos os obstáculos no fechamento do acordo sobre parceria com a Rússia.