Panorama internacional

'Trump está certo', diz parlamentar groenlandês sobre Dinamarca não ter direitos sobre a Groenlândia

A Dinamarca não tem, de fato, direitos legais sobre a Groenlândia, como disse o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, afirmou Kuno Fencker, um parlamentar groenlandês do partido Siumut, que faz parte da coalizão do governo, em uma entrevista à Sputnik.
Sputnik
No início de janeiro, Trump disse que "as pessoas realmente nem sabem se a Dinamarca tem algum direito legal" sobre Groenlândia.

"A Dinamarca nos colonizou e nos incorporou ao seu território sem realizar um referendo para os groenlandeses. Assim, a Dinamarca de fato não tem direitos legais sobre a Groenlândia. É por isso que concordo com Donald Trump. Na minha opinião, eles [Dinamarca] não os têm [direitos legais à Groenlândia]. Portanto, temos o direito à autodeterminação", afirmou o parlamentar.

Panorama internacional
Compra da Groenlândia é 'bravata': Trump usa fraqueza da Europa contra ela própria, notam analistas
Anteriormente, Pele Broberg, parlamentar da Groenlândia e presidente do Naleraq, o maior partido de oposição no parlamento, disse à Sputnik que, como a Groenlândia já havia sido anexada pela Dinamarca em 1953, as declarações de Trump não chocaram os moradores locais.
A Groenlândia foi colônia da Dinamarca até 1953. Atualmente, ela continua fazendo parte do reino, mas em 2009 recebeu autonomia com a possibilidade de autogoverno e escolha independente a política interna. Em 2019, uma série de reportagens na mídia apareceram sobre Trump considerando comprar a Groenlândia.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar