Panorama internacional

Ameaças de Trump mostram que métodos ele vai usar para promover interesses dos EUA, diz Lavrov

As declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre as tarifas contra o BRICS e a saída de uma série de acordos falam muito sobre os métodos que usará para promover os interesses dos EUA no mundo, disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov.
Sputnik
Recentemente, ao assinar seus primeiros documentos como o 47º presidente dos EUA, Trump reiterou sua promessa de impor taxas comerciais de 100% nos negócios dos países do BRICS com os Estados Unidos.
Ao fazer isso, ele nomeou erroneamente a Espanha como um membro do BRICS. O novo presidente americano também assinou decretos retirando o país da Organização Mundial da Saúde e do Acordo Climático de Paris.

"Obviamente, isso indica os métodos pelos quais o presidente Trump e seu governo pretendem promover os interesses dos Estados Unidos no cenário mundial", comentou Lavrov as medidas de Trump.

Panorama internacional
Novo chanceler dos EUA: negociações com a Rússia iniciarão 'quase imediatamente', pois é prioridade
Ele observou que o interesse de Washington no cenário mundial não mudou com democratas ou republicanos na Casa Branca.

"Esse interesse é ser sempre mais forte do que qualquer concorrente", enfatizou Lavrov.

Há algum tempo, Trump ameaçou, pela primeira vez, os países do BRICS de impor "tarifas de 100%" sobre seus produtos se não abandonassem os planos de criar uma moeda alternativa ao dólar norte-americano.
Ao mesmo tempo, o presidente russo Vladimir Putin disse anteriormente que é muito cedo para falar sobre a criação de uma moeda única do BRICS.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar