Ciência e sociedade

Cabeça de mármore é encontrada em casa no Egito e ninguém sabe como ela foi parar lá (FOTOS)

Descoberta em Taposiris Magna, no Egito, a enorme cabeça de mármore pertence a uma estátua monumental do período ptolomaico em meio a ruínas de uma casa do século VII d.C.
Sputnik
De acordo com uma missão arqueológica francesa liderada pelo dr. Joachim Le Bomin, em colaboração com a Universidade de Lyon e o Instituto Francês de Arqueologia Oriental (IFAO), a descoberta da cabeça de mármore nas ruínas de uma casa do século VII d.C. levanta questões sobre sua jornada através dos séculos até o local tão incomum.
Medindo 38 centímetros de altura, a enorme cabeça de mármore retrata um homem idoso com detalhes realistas característicos da arte helenística tardia. Ela apresenta rugas faciais profundas, uma expressão severa e sinais de enfermidade física, sugerindo que o indivíduo era de idade avançada e tinha um status social significativo.
Cabeça de estátua do período ptolomaico encontrada entre as ruínas de uma casa medieval
Apesar de os especialistas acreditarem não se tratar de nenhum monarca, segundo o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, dr. Mohamed Ismail Khaled, o tamanho impressionante da estátua indica que ela era parte de uma instalação monumental ou de caráter político, ou social.
Agora, os pesquisadores investigam como um artefato — que remonta a mais de 700 anos antes da construção da casa — foi parar ali, sua identidade e significado, tudo isso enquanto passa por conservação e restauração para garantir sua preservação.
Ciência e sociedade
Arqueólogos encontram cerca de 2.000 fragmentos de estátuas de bronze em 'ferro-velho' turco (FOTOS)
Para o chefe do setor de Antiguidades Egípcias, Mohamed Abdel-Badie, a qualidade artística da estátua, sua precisão e o realismo da escultura ressaltam os traços da arte helenística e a importância de Taposiris Magna durante o reinado de Ptolomeu IV (221–204 a.C.) como um centro cultural e político.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar