Notícias do Brasil

Mídia: 1º avião com pessoas deportadas por Trump pousa em Manaus

Segundo um veículo de mídia brasileiro, o avião pousou na capital do Amazonas na noite desta sexta-feira (24). A aeronave faria o pouso final em Belo Horizonte, Minas Gerais, mas precisou passar por manutenção e o voo acabou cancelado.
Sputnik
O avião que pousou em Manaus trouxe 158 pessoas que foram deportadas pelo presidente dos EUA Donald Trump. Destes, de acordo com o Itamaraty, 88 são brasileiros. Desde 2017, o Brasil possui um acordo de extradição com os Estados Unidos.
A mídia também confirmou, citando a assessoria do aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, onde o voo teria destino final, que a aeronave precisou passar por manutenção ao pousar na capital amazonense.
Nesta sexta-feira, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, informou que os EUA prenderam 538 imigrantes ilegais, incluindo um suspeito de terrorismo, e deportaram centenas de imigrantes em uma grande operação anti-imigração.

"A administração Trump prendeu 538 criminosos imigrantes ilegais, incluindo um suspeito de terrorismo. A administração Trump também deportou centenas de criminosos imigrantes ilegais por meio de aeronaves militares. A maior operação de deportação em massa da história está bem encaminhada", disse a porta-voz em publicação na rede social X.

Este é o primeiro voo de deportados com destino ao Brasil desde a posse do novo presidente dos EUA, segundo o G1.
Panorama internacional
Promessas de sanções, taxações e deportação em massa: quem tem medo do governo Trump?
No ano fiscal de 2024 (outubro de 2023 a setembro de 2024), o Escritório de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP, na sigla em inglês) deteve 2,1 milhões de migrantes na fronteira sudoeste dos EUA. Esse número foi menor que o registrado em 2023, quando 2,5 milhões de pessoas foram detidas, e em 2022, com 2,4 milhões de detenções.
Desde outubro, início do ano fiscal de 2025 nos EUA, quase 300 mil pessoas foram detidas na fronteira sudoeste, composta pelos estados do Texas, Novo México, Arizona e Califórnia.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar