Notícias do Brasil

Brasileiros deportados dos EUA chegam algemados em voo: 'Flagrante desrespeito', diz Lewandowski

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, alertou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva que os brasileiros deportados dos EUA chegaram ao Brasil algemados dentro da aeronave. Em resposta, o presidente ordenou que um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) tranportasse os cidadãos até o destino final.
Sputnik
Na sexta-feira (24), um voo com 158 pessoas que viviam ilegalmente nos EUA, sendo 88 brasileiros, partiu do país norte-americano em direção ao Brasil. Voos de deportação norte-americanos não são incomuns e um chegou no início deste mês, ainda durante a gestão do ex-presidente Joe Biden.
A aeronave era esperada às 20h no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, fazendo escala em Manaus (AM), mas precisou passar por reparos de emergência. A ideia dos norte-americanos era esperar um segundo avião vir dos EUA, informa o G1.
Panorama internacional
Após Brasil, governo Trump envia outros 2 voos com deportados dos EUA para a Guatemala
Por orientação de Ricardo Lewandowski, a Polícia Federal recepcionou os passageiros e percebeu o "flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros", conforme destacou o ministro em nota oficial.
"Os brasileiros que chegaram algemados foram recebidos e imediatamente liberados das algemas pela Polícia Federal, na garantia da soberania brasileira em território nacional e dos protocolos de segurança em nosso país", afirmou a Polícia Federal, que proibiu as autoridades estadunidenses de algemarem novamente os brasileiros.
A situação, inicialmente comunicada pelo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues, chegou aos ouvidos de Lula, que terminou que uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) fosse mobilizada para transportar os brasileiros até o destino final. "De modo a garantir que possam completar a viagem com dignidade e segurança."
O avião da FAB deve chegar no aeroporto de Confins na tarde deste sábado (25).
"O Ministério da Justiça e Segurança Pública enfatiza que a dignidade da pessoa humana é um princípio basilar da Constituição Federal e um dos pilares do Estado Democrático de Direito, configurando valores inegociáveis", disse a pasta em nota.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar