Governo Trump: 1º voo com deportados após posse chega dos EUA a Belo Horizonte nesta sexta
15:47 24.01.2025 (atualizado: 17:20 24.01.2025)
© Reprodução / XGrupo de migrantes deportados dos EUA entra em aeronave para retornar aos seus países de origem
© Reprodução / X
Nos siga no
Dias após a posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que prometeu intensificar as medidas contra a migração, o primeiro voo com deportados do país chega ao Brasil nesta sexta-feira (24).
A expectativa é de que o voo chegue ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, por volta das 20h. Ao todo, conforme a Polícia Federal (PF), estão a bordo 158 pessoas. No início do mês, outra aeronave com 100 pessoas chegou a desembarcar no terminal, ainda durante a gestão do ex-presidente Joe Biden.
Desse total, pelo menos 88 são brasileiros, e a situação é acompanhada pelo Ministério das Relações Exteriores. Desde 2017, o Brasil possui um acordo de extradição com os Estados Unidos.
Prisão de migrantes nos primeiros dias da era Trump
Uma das principais promessas de campanha de Trump, o republicano disse que fará a maior operação de deportação em massa da história norte-americana e ainda culpou a situação da fronteira com o México pelo aumento da chegada de pessoas sem autorização legal no país. Só nesta primeira semana, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, informou que 538 migrantes foram detidos no país.
"Promessas feitas, promessas cumpridas […]. Isso é somente uma prévia", destacou a página da Casa Branca no X (antigo Twitter).
Além disso, em um dos primeiros atos de governo, Trump declarou situação de "emergência nacional" na região fronteiriça, que vai receber novas tropas do Exército.