Nova administração dos EUA não pretende participar diretamente da reconstrução da Ucrânia, diz mídia
08:27 24.01.2025 (atualizado: 09:47 24.01.2025)
© AP Photo / LibkosBlindado danificado é visto no vilarejo de Kozatskoe, local de ferozes batalhas na Ucrânia, 27 de junho de 2023.
© AP Photo / Libkos
Nos siga no
A nova administração dos EUA não quer participar a nível estatal da reconstrução da Ucrânia, segundo a equipe de presidente recém-eleito Donald Trump isso pode ser tratado pelo setor privado, relata a agência Bloomberg com referência a um diplomata de alto escalão.
"A equipe do presidente também sinalizou que a nova administração dos EUA não pretende se envolver diretamente na reconstrução da Ucrânia, algo que eles sugeriram seria assumido pelo setor privado", disse um diplomata sob condição de anonimato enfatizando que as discussões ainda estão em andamento, relata a publicação.
Anteriormente, o primeiro-ministro ucraniano Denis Shmygal afirmou que para a reconstrução da Ucrânia são precisos US$ 10-30 bilhões (R$ 59,3-178 bilhões) de investimento anual nos próximos dez anos.
Durante sua campanha presidencial, Trump afirmou que seria capaz de trazer paz ao Leste Europeu logo no primeiro dia de mandato. Keith Kellogg, enviado de Trump para a Rússia e a Ucrânia, afirmou em entrevista à Fox News, no entanto, que almeja o prazo de 100 dias para a solução do conflito.