Panorama internacional

Pequim expulsa embarcações filipinas de águas disputadas no mar do Sul da China

A Guarda Costeira chinesa (CCG, na sigla em inglês) tomou medidas de controle contra navios filipinos que entraram nas águas disputadas das ilhas Nansha (Spratly) no mar do Sul da China, declarou o representante oficial da CCG Liu Dejun.
Sputnik
De acordo com um comunicado de Dejun, publicado pela entidade na rede social WeChat, na sexta-feira (24) dois navios filipinos invadiram sem a permissão das autoridades chinesas as águas perto do recife Tiexian das ilhas Nansha e tentaram coletar ilegalmente amostras de lodo.

"Os navios da Guarda Costeira chinesa bloquearam embarcações filipinas, realizaram controle, fizeram um aviso e expulsaram [as embarcações] de acordo com a lei", avança o comunicado.

Panorama internacional
EUA se preparam para conflito com China usando experiência do conflito ucraniano, diz mídia
Nota-se que a Guarda Costeira chinesa continuará a realizar atividades de aplicação da lei em águas sob jurisdição chinesa, defendendo resolutamente a soberania territorial do país, bem como seus direitos e interesses marítimos.
As ilhas Spratly são um arquipélago desabitado no mar do Sul da China, com mais de 750 recifes, ilhéus, atóis e ilhas. A soberania do arquipélago é disputada pela China, Taiwan, Vietnã, Brunei, Malásia e Filipinas.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar