- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Vietnã acelera ritmo de construção de ilhas no mar do Sul da China e suscita receios geopolíticos

© AP Photo / Francis MalasigIlha Cay, reivindicada pelo Vietnã, vista de um avião de transporte C-130 da Força Aérea das Filipinas, em 21 de abril de 2017
Ilha Cay, reivindicada pelo Vietnã, vista de um avião de transporte C-130 da Força Aérea das Filipinas, em 21 de abril de 2017 - Sputnik Brasil, 1920, 07.06.2024
Nos siga no
Hanói tem aumentado seu trabalho de dragagem e aterro no mar do Sul da China, criando quase tantas novas terras quanto nos dois últimos anos combinados, disseram pesquisadores dos Estados Unidos nesta sexta-feira (7).
De acordo com o relatório dos pesquisadores da Iniciativa de Transparência Marítima da Ásia (AMTI, na sigla em inglês), o país está "preparando terreno" para um ano recorde de construção de ilhas.
Desde novembro de 2023, quando a AMTI publicou o seu último relatório, o Vietnã criou 280 hectares de terra, em comparação a 163 hectares criados nos primeiros 11 meses de 2023 e 140 hectares em 2022, disse a iniciativa.

"A escala da atividade vietnamita também pode ser vista olhando para os maiores postos avançados nas ilhas Spratly por área terrestre. Embora os 'três grandes postos' avançados da China [recifes Mischief, Subi e Fiery Cross] continuem a ser os maiores, os próximos quatro maiores postos avançados são todos recifes vietnamitas recentemente expandidos", afirma o documento.

Junto ao aterro acelerado, o Vietnã iniciou a construção preliminar de algumas novas instalações nos seus postos avançados, desenvolvendo algumas notáveis, as quais incluem a conclusão de uma rampa para barcos na ilha Namyit e a construção de um novo porto no Recife Central, relatam os pesquisadores.
O mar do Sul da China é uma das vias navegáveis ​​mais disputadas do mundo, por onde passam mais de US$ 3 bilhões (R$ 15,8 bilhões) em comércio todos os anos. China, Brunei, Malásia, Filipinas, Taiwan e Vietnã apresentaram reivindicações concorrentes por algumas ou todas as ilhas Spratly.
A atividade vietnamita suscitou receios de que a área esteja se tornando um ponto de conflito que poderá ter consequências graves nos assuntos globais, analisou a Reuters.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала