O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende acelerar a reforma para definir o quadro de ministros que vão compor a segunda metade de seu governo.
Encerradas as eleições para o Congresso Nacional, a expectativa é que Lula conceda espaço no alto escalão do governo para Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Arthur Lira (PP-AL), que deixaram as presidências do Senado e da Câmara, respectivamente. A medida seria uma forma de Lula manter a boa relação com o Legislativo.
Segundo informou à Sputnik Brasil uma fonte próxima às negociações, Pacheco é sondado para assumir o Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, atualmente comandado pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin.
Alckmin, por sua vez, deve assumir o Ministério da Defesa, substituindo José Mucio Monteiro, que nos últimos meses sinalizou intenção de deixar a pasta.
Arthur Lira sinalizou intenção de assumir o Ministério da Saúde ou da Agricultura, mas ainda não há uma decisão de Lula.
Outra mudança envolve a deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffman, que deve assumir a Secretaria Geral da Presidência no lugar de Márcio Macedo, que deve ser alçado ao comando do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).