"As tropas estão deixando o Senegal e todos os militares franceses devem abandonar o país até, no mais tardar, setembro", revelou o portal Senego.
Segundo a publicação, a França já entregou ao Senegal as bases de Marechal, Saint-Exupéry e Contra-Almirante Protet, em meio à perda de influência no país entre as antigas colônias na África Ocidental.
Nos últimos anos, o país teve que retirar suas tropas de vários outros países da região. Em 2022, os militares franceses que estavam presentes na região do Sahel desde 2014 no âmbito da operação antiterrorista Barkhane foram obrigados a se retirar do Mali.
Já em março de 2023, as autoridades de Burkina Faso anunciaram a rescisão do acordo de assistência militar assinado com a França há mais de 60 anos. O Ministério das Relações Exteriores também informou a Paris que os militares franceses deveriam deixar a região.
Após a mudança de governo no Níger em 2023, o novo grupo político determinou a retirada do embaixador francês e anunciou o cancelamento dos acordos militares com a França. A retirada das tropas francesas foi concluída no fim daquele ano.
Já em janeiro de 2024, a mídia francesa revelou ainda a saída de contingentes militares em países como Gabão, Senegal e Costa do Marfim.