Em uma entrevista para a mídia ucraniana, Gavrilyuk falou da noção de uma necessidade completa para realizar atividades de combate.
"A necessidade completa nunca foi atendida. Cerca de 70% do que foi usado no campo de batalha pelas forças de defesa [da Ucrânia] foi assistência internacional", admitiu.
Segundo ele, as Forças Armadas ucranianas dependem de fornecimentos estrangeiros de:
Sistemas de defesa antiaérea;
Veículos blindados;
Munições de artilharia de calibre da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
Ele acrescentou que os veículos aéreos não tripulados (VANT) de longo alcance que Kiev usa para atacar os territórios e cidades da Rússia que ficam muito longe do campo de batalha são uma certa substituição de mísseis de longo alcance.
A confissão foi feita poucos dias depois de o presidente dos EUA, Donald Trump, ter declarado que Washington espera que a Ucrânia ofereça garantias sobre o acesso a seus metais de terras raras em troca da assistência financeira e militar.
Por sua vez, o jornal Financial Times, citando uma fonte próxima ao atual líder ucraniano Vladimir Zelensky, disse que Kiev aceitou a possibilidade de entrega de metais de terras raras para os EUA em troca de assistência, apontando que a declaração de Trump coincide com as disposições do chamado "plano de vitória" de Zelensky.