Gasanov especificou as características desse drone inovador e como ele difere de outros tipos de veículos aéreos não tripulados (VANT).
"O dispositivo é um helicóptero coaxial com um vetor de empuxo controlado, no qual estão instalados um motor e uma caixa de engrenagens. Isso o torna diferente dos quadricópteros, que exigem quatro motores e quatro circuitos de controle", elaborou ele.
Além disso, ele destacou que o novo drone não precisa de pista de pouso, pois pode decolar de praticamente qualquer lugar e pousar em qualquer local plano.
Segundo o desenvolvedor, outra característica especial desse drone será poder simular o voo de um helicóptero, um foguete ou um avião.
"Isso exigirá um software diferente e será necessário treinar o controlador de voo para mudar para outros modos de voo. Se essa ideia for bem-sucedida, a velocidade do VANT poderá aumentar", sublinhou ele.
Vale acrescentar que a estrutura em módulos do drone permitirá mudanças rápidas em sua funcionalidade e adaptação a qualquer tarefa.
"Tudo, exceto a óptica, a eletrônica e o grupo de hélices do VANT, é impresso em uma impressora 3D. Em outras palavras, a produção é bastante barata e pode ser implantada até mesmo nas instalações do cliente, se necessário", enfatizou Gasanov.
O chefe do projeto na empresa desenvolvedora finalizou elaborando que se espera que o tempo de voo seja de cerca de 15 minutos, com uma carga de até três quilos, e um alcance máximo de até 20 quilômetros. A velocidade de voo será de 20 a 40 quilômetros por hora com uma altitude de até dois quilômetros.