É o que informou a assessoria de imprensa da Casa Branca neste domingo (9).
"Tarifas sobre aço e alumínio chegando na segunda-feira, 25% cada. Na terça-feira, um anúncio de tarifas recíprocas para todos", disseram porta-vozes aos repórteres após a entrevista coletiva de 30 minutos de Trump no terço médio do voo do Força Aérea Um para Nova Orleans.
Trump teria dito que tarifas recíprocas para parceiros comerciais dos EUA seriam anunciadas na terça-feira.
Em 2023, o Brasil foi o terceiro maior fornecedor de aço para Estados Unidos, segundo dados do Departamento de Comércio americano, atrás apenas do Canadá e México. Os EUA responderam, em 2023, por 18% de todas as exportações brasileiras de ferro fundido, ferro ou aço.
Tarifaço
Na última semana, Trump assinou decretos com a imposição de tarifas sobre produtos de Canadá, México e China. No caso do Canadá, o indicador ficou em 25% para todas as importações, com exceção do setor de recursos energéticos, cuja taxa foi definida em 10%.
O mesmo valor foi aplicado ao México, enquanto à China foi determinada uma tarifa adicional de 10% além das que já existem sobre o comércio entre os dois países.
Posteriormente, Trump anunciou a suspensão da aplicação das taxações ao México e ao Canadá por um mês, após um acordo envolvendo o fortalecimento da segurança nas fronteiras com o objetivo de combater o tráfico de drogas e o fluxo de imigrantes irregulares.