Ao longo dos anos, na antiga cidade haviam sido feitas descobertas notáveis de estruturas históricas que destacam a sua importância como um centro de cultura e religião, escreve Arkeonews.
A mais recente descoberta no local foi um objeto de bronze de 9,2 centímetros de comprimento com uma alça de transporte, estima-se que o artefato remonta ao século V d.C. e era usado como filtro de bebidas.
"Encontramos achados e artefatos arqueológicos significativos durante nossas escavações", disse o professor Ersin Celikbas do Departamento de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Karabuk. "Um deles é um objeto de bronze, que identificamos como um filtro de bebida antigo. Este objeto permitia que as pessoas na antiguidade filtrassem suas bebidas para uma experiência de consumo mais confortável."
O professor descreveu que o filtro de bronze é um objeto cônico, destacando que a alça de transporte sugere que ele foi feito para múltiplos usos.
Os furos no referido artefato funcionavam como um mecanismo de filtragem, ressaltando sua utilidade prática nos tempos antigos.