Ciência e sociedade

Cientistas russos descobrem benefícios do ruído: pode melhorar funcionamento de sistemas complexos

Cientistas da Universidade Estatal de Saratov (SGU) descobriram que o ruído – flutuações aleatórias de sons – pode melhorar o desempenho de sistemas complexos, como os de transporte, computação ou redes neurais. Essa descoberta pode ajudar a estudar o funcionamento do cérebro e contribuir para uma inteligência artificial (IA) mais eficaz.
Sputnik
Tradicionalmente, o ruído é considerado uma fonte de interferência e erro, por exemplo, nas tecnologias de comunicação ou na operação de dispositivos de computação.
No entanto, um novo estudo mostra que ele pode desempenhar uma função construtiva, diz a professora de radiofísica e dinâmica não linear da SGU, Tatiana Vadivasova. O principal objeto de pesquisa é a sincronização do ruído.

"Imagine uma cachoeira barulhenta e uma orquestra sentada lado a lado, mas com cada músico tocando sua parte sem ouvir os outros ou seguir um ritmo comum. Entretanto, como o ruído da cachoeira, embora aleatório, é mais intenso nas baixas frequências, ele pode ajudar a orquestra a captar um ritmo comum e começar a tocar em uníssono", explica a cientista.

Ciência e sociedade
Rússia está no Top 3 dos líderes em desenvolvimento de computadores quânticos, diz Rosatom
Os físicos da SGU estudaram como as flutuações aleatórias nas conexões entre os elementos de um sistema podem causar um comportamento síncrono entre diferentes partes dele.
Foi descoberto que, ao controlar determinados parâmetros do ruído – intensidade e frequência – é possível melhorar a coerência do sistema e controlar o seu comportamento.
Os cientistas dizem que o estudo pode ajudar no desenvolvimento de redes neurais biológicas no cérebro, o que, por sua vez, contribuirá para o desenvolvimento da IA.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar